Seja qual for o objetivo empresarial, é preciso estabelecer metas para conseguir planejar ações e atingir resultados. Sem isso, provavelmente faltará direcionamento e os resultados podem não ser alcançados, gerando perdas de tempo e dinheiro.
As metas são uma forma de medir o nível de sucesso – oferecem foco, direção e senso de propósito, ao mesmo tempo em que fornecem uma referência tangível para determinar o esforço necessário para o resultado desejado.
O que se pretende conquistar?
O primeiro passo deve ser dado no sentido de deixar os objetivos bem definidos. Também é preciso definir riscos e dificuldades. Não há uma forma mais fácil de fazer, é fundamental analisar todas as possibilidades dentro do contexto em que você se encontra.
Essa meta é atingível?
Por mais visionário e pensamento de futuro possa haver, é importante definir metas que possam ser atingidas. Melhor do que uma grande meta, é criar metas pequenas e conquistar uma a uma. A cada meta atingida é possível obter motivação para continuar no caminho rumo ao seu objetivo principal.
Como estão aparecendo os resultados?
Com o estabelecimento de metas atingíveis, acompanhe o progresso e avalie resultados. Fique atento ao planejamento, o realizado e os próximos passos necessários, além de permitir visualizar o quanto ainda falta para atingir o seu objetivo principal.
Existe um plano de ação para atingimento da meta?
A elaboração de metas deverá passar por um plano de ação. Avalie o uso do SMART, essa sigla vem das palavras em inglês que definem quais as características ideais para o atingimento de metas:
(S) Específica (Specific) – detalhada ou definida. Em vez de objetivos genéricos como “aumentar as vendas”, as metas devem ser “vender mais unidades do produto X” ou “lucrar 30% com o produto Y”.
(M) Mensurável (Mensurable) – quanto você precisa? Qual o tempo necessário? O que será determinante para dizer que você atingiu a sua meta? Responda a essas perguntas.
(A) Atingível (Attainable) – como dito anteriormente, trata-se de definir metas que poderão ser atingíveis em determinado período de tempo.
(R) Importante (Relevant) – a sua meta, quando atingida, precisa representar um resultado que seja significativo para você e sua empresa.
(T) Temporal (Time-base) – qual o prazo? curto, médio ou longo prazo.