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Quais vantagens em ter uma Loja Virtual?

(@ricardo-cezar)
Admin

Com histórico e previsão de crescimento contínuo, o e-commerce tem recebido investimentos significativos tanto das grandes quanto das pequenas empresas.

Vemos que o comércio online tem atraído todos os tipos de público, desde os mais jovens até os mais experientes, que se rendem à praticidade do modelo. Não dá para simplesmente fechar os olhos para essa verdadeira revolução.

Com o aumento do número de dispositivos com internet, os consumidores têm realizado compras on-line com cada vez mais frequência.

 

Quais as Vantagens?

Investimento inicial mais baixo

Muitas vezes conseguir um bom ponto para montar uma loja física é trabalhoso e requer, em alguns casos, um alto investimento para que a loja fique bem localizada.

Além, é claro, dos gastos extras com documentação e diversas outras burocracias desgastantes.

Já no meio digital isso não acontece, a partir de um domínio uma boa plataforma de Loja Virtual, pode-se criar um layout agradável e funcional para o usuário, incluir os produtos, informações de frete, oferecer diferentes formas de pagamento e pronto, sua loja está preparada para vender (quase tão simples assim)! 🙂 

Assim, o investimento em uma loja virtual é inicialmente muito mais baixo, se comparado a uma loja física.

Funcionamento 24 horas

Com uma loja virtual, a sua empresa estará disponível ao consumidor 24 horas por dia, permitindo que o seu cliente conheça os seus produtos sem sair de casa.

As pessoas estão buscando e priorizando a facilidade e agilidade, por isso, é importante observar o comportamento dos consumidores e aproveitar o momento para aumentar as vendas.

Menor custo para manutenção

As lojas virtuais possuem menor custo em infraestrutura, porque de acordo com os produtos que serão comercializados, não requer grande investimento para gerenciar a loja.

O custo com a manutenção também é baixo, já que o valor que se gasta com o aluguel de um prédio para a instalação de uma loja física, por exemplo, é muito maior se comparado ao plano de uma loja virtual.

Alcance mais amplo de consumidores

Com a loja virtual, a sua empresa alcançará um grande número de pessoas, de qualquer localidade. Afinal, com acesso à internet todos podem navegar sem nenhuma dificuldade.

Além disso, essa é uma grande oportunidade para inserir o seu produto em novos mercados, ampliando os potenciais compradores.

Comodidade

Com a rotina cada vez mais agitada, as pessoas buscam pela praticidade na hora de fazer as suas compras. Então, se você possui loja física, pondere direcionar seus esforços também para uma loja virtual.

Comprar pela internet em uma loja que o consumidor já tenha alguma intimidade com o estabelecimento, aumenta ainda mais a confiança e credibilidade da empresa.

Além disso, a comodidade de comprar, pagar e receber sem sair de casa é muito vantajosa, se comparada à ida até o estabelecimento físico.

Acompanhamento e análise de resultados em tempo real

Ao acessar a internet, o usuário deixa alguns rastros, isto é, é possível desvendar o caminho percorrido e entender seu comportamento dentro do mundo on-line.

Você saberá quando ele clicou em um anúncio seu e em quais página navegou dentro do seu site.

Através dessas análises, ficará mais fácil saber quais estratégias estão dando certo e quais delas precisam ser melhoradas, assim, você alcançará resultados satisfatórios.

Personalização da experiência do consumidor

Domine as principais características do seu potencial cliente, dessa forma, é possível centralizar quais ações e produtos são específicos para ele. Ou seja, as chances de conquistas e agradar o consumidor, no meio on-line, oferece muitos mais recursos, podendo trabalhar melhor o direcionamento das suas campanhas.

Por exemplo, os e-mails marketing passam a integrar um conteúdo que seja relevante ao usuário, atraindo sua atenção e, consequentemente, o acesso a sua loja.

Assim, você estará um passo à frente para a finalização de uma venda.

Busca rápida e eficiente

Coletar informações, comparar preços, especificações, marcas, diversas lojas, enfim, imagine o trabalho em se fazer tudo isso no mundo off-line para encontrar o produto dos sonhos.

No meio on-line tudo isso fica para trás, pois com apenas um clique o consumidor lista uma extensa variação da mercadoria que ele esteja procurando.

Por isso é essencial que você esteja presente neste mercado, caso contrário ele não terá como considerara sua loja como uma opção.

 

OmniChannel

O consumidor atual é multicanal (Omnichannel), está sempre conectado, ou seja, ele quer a possibilidade de comprar em diversos canais (Loja Virtual, Loja Física, Telefone, E-mail, WhatsApp, Chat, SAC, Central de Relacionamento, Telemarketing, Redes Sociais, Atendimento Online, SMS, entre outros).

É preciso entender que se estreitaram as diferença entre loja física ou virtual, o cliente conhece o produto na loja física e tem a possibilidade de comprar na loja virtual, e vice-versa.

A maioria dos brasileiros, antes de comprar na loja física, pesquisa e busca informações na internet acerca daquele produto, porém, passear no shopping, pegar o produto nas mãos, analisar preços e só depois comprar pela internet, ainda é um hábito de muitos brasileiros.

 

Preferência pelo Presencial (Loja Física)

Alguns dos fatores que impactam na preferência entre os canais de compra Digital e Física (Presencial).

Emocional

A ansiedade de muitos clientes pode se tornar um empecilho durante as compras online, pois os ansiosos não conseguem esperar muito tempo para ter os produtos nas mãos, por isso, agilizar no prazo de entrega e a cada mudança de status, deixar o cliente a par da situação é imprescindível, assim ele fica mais calmo e sabe que logo sua mercadoria chegará.

Atendimento humanizado

O relacionamento humano ainda é fundamental para a maioria das pessoas. Tem quem goste de interagir fisicamente com o vendedor e tem quem não goste. O cliente ainda tem muitas dúvidas e desconfianças ao comprar pela internet, por isso que ter sempre um canal de comunicação aberto trará ainda mais credibilidade ao seu negócio. Deixar o cliente sozinho, sem contato direto com alguém que possa solucionar seu problema é um erro grave.

Manter os canais sempre abertos e oferecer um atendimento personalizado é essencial. Opções como chat online, WhatsApp, redes sociais ou e-mail, pode ser uma boa saída para tratar seu cliente de forma particular.

Insegurança

O cliente pode ficar inseguro por ter pago o produto e não poder ter em mãos de imediato. Ainda existem muitos clientes que não se sentem seguros de informar seus dados pessoais ou bancários, número do cartão de crédito, etc. Contratar uma empresa especializada no assunto é muito importante, levando em consideração que devem ser realizados protocolos de segurança para proteger os dados dos clientes. Obtenção de certificados de segurança e “blindagem” contra fraudes e hackers podem custar caro, mas lembre-se que investir em segurança é fundamental para atrair o cliente.

Experimentação

Não ter a opção de experimentar, tocar, sentir, provar ou conhecer o produto antes de realizar a compra é um ponto crucial, o que explica o fato de muitas pessoas conhecerem o produto na loja física e comprar na virtual em virtude do preço ser mais atrativo. Por esse motivo, mostrar os detalhes do produto, descrever, ter o maior número de informações possíveis, as cores disponíveis e o mais importante, ter fotos de qualidade é um grande diferencial. Para vender mais, faça a diferença!

Atrasos

Possíveis atrasos na mercadoria ou danificação do produto durante a entrega pode fazer com que aquele cliente se decepcione com as compras online. Organização é fundamental, ficar atento aos pedidos e embalar corretamente o produto vai fidelizar os clientes antigos e com essa experiência positiva poderá atrair os novos.  

Possibilidade de troca

Comprar artigos de vestuários (como roupas, calçados, etc) ou cosméticos (perfumes, por exemplo) ainda é uma questão delicada, pois não permite experimentar, tocar ou sentir o produto, ou seja, o cliente ainda se sente inseguro em realizar uma comprar virtual por medo de errar no tamanho, na cor, no modelo, etc.

Justamente por esse motivo, criar uma descrição bem feita, com detalhes, informações claras, apresentar fotos de qualidade e em alguns casos, até vídeos explicativos é tão importante. Dessa forma, o cliente se sente mais seguro e o número de troca/devolução cai bastante. A política de troca da loja virtual está igualmente sujeita ao código de defesa do consumidor.

 

São pontos a serem tratados para mitigar o impacto da oferta na Loja Virtual. 

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Topic starter Postado : janeiro 20, 2021 12:31 pm

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