Aprender como começar um canal no YouTube, tecnicamente, não é difícil. O problema é organizar o planejamento de conteúdo para atrair usuários e engajar a audiência. Para isso, o primeiro passo é encontrar um nicho do qual você tenha domínio para construir autoridade mais facilmente.
Crie o nome do canal
Se o canal será empresarial, é mais fácil. Basta usar o nome da sua marca ou produto. Isso ajuda a aumentar a visibilidade do negócio e facilita a vida dos usuários que buscam pelo nome da empresa.
Essa vantagem é proporcionada sobretudo se a sua marca já tem uma imagem forte no mercado.
Mas, se você vai começar um canal desvinculado de uma empresa, o ideal é optar por nomes criativos, mas que remetam ao assunto que será abordado.
Uma boa estratégia é usar palavras-chave relacionadas à temática.
Defina qual assunto você vai abordar nos vídeos.
Quanto mais segmentado por nicho de mercado, melhor. Mais chances de se destacar.
Entendendo o Processo
Busque Referências
A primeira coisa é decidir qual assunto principal você vai abordar. Vai falar de negócios? Abordar o segmento de beleza? Atuar para o público interessado em finanças?
Uma vez que você tenha essa definição, busque referências de outras pessoas que atuam no mesmo segmento. Veja o que elas fazem e que funciona, obtenha insights para os conteúdos.
Busque um diferencial competitivo.
Conheça a Audiência
Tão importante quanto encontrar o que destacar é conhecer o público-alvo que deseja atingir. Esse mapeamento é essencial para a criação de conteúdos alinhados ao objetivo de audiência.
Portanto, saiba qual é o perfil do público, desde características básicas, como idade e gênero, a desejos, necessidades e interesses.
Crie uma ou várias personas (público alvo), são a personificação das pessoas a alcançar. Dessa forma, fica mais fácil direcionar o conteúdo.
Defina as Primeiras Pautas
O planejamento do conteúdo. Crie as pautas iniciais, considerando os interesses da audiência e o seu propósito pessoal. Elas são roteiros que direcionam a produção do vídeo, apontando as ideias principais que serão abordadas.
Mas esse roteiro deve servir apenas como um guia. Durante a gravação, dê espaço para a espontaneidade.
Defina a Periodicidade de Postagens
Regularidade é importante para criar engajamento no YouTube. Por isso, defina uma periodicidade de publicação e se comprometa com ela.
Defina quais dias e horários terão publicação nova.
Inicialmente, vale fazer um cronograma com baixa frequência. Afinal, se você não vai se dedicar exclusivamente ao YouTube, pode ficar difícil gravar uma grande quantidade de vídeos.
Analise Métricas
Métricas são números importantes para você analisar o sucesso dos vídeos. Acompanhar esses dados é fundamental para validar a sua estratégia. Saber quando é preciso mudar o seu conteúdo e identificar o que está funcionando.
Use a ferramenta YouTube Analytics para avaliar o desempenho dos seus vídeos.
E acompanhe métricas relevantes:
- Número de inscritos no canal
- Visualizações de vídeo
- Minutos Assistidos
- Custo por clique (CPC)
- Engajamento (comentários, likes, compartilhamentos).